segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alquimia

Muito embora seja um elemento presente no RPG, a Alquimia,infelizmente, tem um função pouco desenvolvida e elaborada tornando-a assim, de certa maneira, limitada. Óbvio que não sou uma grande autoridade do assunto, entretanto será o suficiente para estimular a criatividade dos leitores paragônicos através deste artigo.
A Alquimia é uma  antiga, anterior às ciências modernas, considerada a precursora da química moderna. Absorvida por correntes de pensamento místico, a alquimia era uma  que buscava transformar elementos básicos em substâncias complexas, às vezes com resultados milagrosos, sendo considerada ao mesmo tempo uma ciência, uma  e uma forma de .
Ciência porque baseia-se em fórmulas e procedimentos que são pesquisados com bases no conhecimento e nas práticas já adquiridos.  porque precisa de criatividade e percepção, de senso de criação.  porque faz o impossível.
 alquimia-1589
Os alquimistas sempre sonharam em aperfeiçoar sua  até que ela progredisse à perfeição e o homem tivesse controle sobre a criação, podendo criar o que precisava, mudar o que não lhe era necessário ou até mesmo manipular a própria vida, criando poções milagrosas que curavam as piores doenças ou que prolongavam a vida.
A Alquimia existiu em diversos lugares do mundo, no antigo Egito, na China, no Oriente Médio, na Europa medieval e em muitas outras partes e épocas. Apesar da alquimia clássica ser originária da China e do Egito, formas similares de  foram criadas por outros povos, como o herbalismo de certas culturas pagãs e indígenas, que, embora seus fundamentos sejam bem diferentes dos fundamentos alquímicos, o produto final é o mesmo: a criação de substâncias e remédios com capacidades milagrosas. Muitos grupos místicos utilizam alquimia e artes semelhantes em seu repertório. A alquimia clássica do Egito e Oriente Médio influencia até hoje a  hermética. Considerada uma forma de Alta , alquimia é tratada com grande respeito e usada com freqüência pela Ordem de Hermes. Rara é a Capela hermética que não possui um laboratório alquímico.
Herbalismo.
  
Ao invés de manipulação de elementos, o herbalismo é o uso de ervas e plantas para criação de remédios, venenos e poções com propriedades variadas. Herbalismo lida diretamente com as artes da vida, mas alguns compostos de herbalismo podem ser usados como focos para magias. Dependendo de sua origem, a alquimia pode ter certos princípios diferentes.
Apesar da alquimia sempre se dedicar à criação de substâncias com os mais diferentes propósitos, a forma como isso ocorre varia e muito. Artes similares à alquimia, como herbalismo, têm princípios completamente diferentes. Herbalismo usa as plantas e ervas para a criação de remédios, venenos e outras substâncias, estudando suas propriedades (tanto físicas e biológicas como místicas) e existe numa variedade de formas pelo mundo inteiro.
alquimista-e-o-aprendiz1
A alquimia clássica acredita na existência de uma substância primordial e essencial. Essa substância forma os quatro elementos: fogo, água, terra e ar. Os elementos, por sua vez, quando usados em quantidades corretas, criam as demais substâncias.
Para se realizar a transmutação de substâncias, portanto, é preciso fazer com que haja uma reação que mude a composição elemental do objeto. Da mesma forma, nossas emoções e até mesmo nosso corpo era dominado pelos quatro elementos.
Cada um dos nossos líquidos internos (sangue, bile, atrabile e fleuma) é ligado a um elemento e também a um estado emocional. Equilibrando os elementos do corpo, pode-se curar a mente e saúde. Da mesma forma, manipulando esses elementos, podese controlar ou prejudicar a personalidade ou a saúde de uma pessoa.
Astrologia demonstrava grande influência sobre a alquimia, pois os alquimistas acreditavam que cada astro está ligado a uma substância; – como o Sol estar ligado ao ouro ou a Lua à prata. Por isso, muitos alquimistas dedicam-se à astrologia, buscando o momento certo para que seus compostos sejam bem-sucedidos.
A alquimia chinesa possui crenças um pouco diferentes e é derivada do Taoísmo, são cinco elementos (fogo, água, terra, metal e madeira), que são balanceados pelos princípios do Yin e do Yang. E a “alquimia interna” do corpo, que pode ser controlada pela manipulação do chi (energia vital) de uma pessoa. Alterando-se o fluxo de chi no corpo, pode-se alterar seu estado de saúde.
Por fim, a química avançada baseia-se no estudo das propriedades químicas das substâncias, nos elementos da tabela periódica, em suas ligações químicas e suas propriedades atômicas. Também estudam alterações de substâncias pela manipulação de seus campos elétricos. Os focos da alquímica se baseiam em ingredientes, materiais corretos, ferramentas específicas, estudos astrológicos e dezenas de experiências. Alquimia não costuma ser uma  instantâne, embora certos efeitos sejam particularmente simples e rápidos de se fazer caso o alquimista tenha os ingredientes corretos à mão.
A criação de substâncias alquímicas pode levar horas ou mesmo dias, exigindo que o alquimista tenha paciência. Os resultados, porém, podem ser impressionantes e duradouros. Poções podem ser armazenadas para uso posterior, por exemplo.
Herbalismo tende a ser mais simples e rápido para que seus resultados sejam obtidos. Com as ervas certas à mão, é possível criar um remédio ou veneno rapidamente, embora isso nem sempre seja verdade, porém certos produtos de herbalismo podem levar bastante tempo para serem preparados devido à sua complexidade e potência.
Acho que já é o suficiente para tornar a Alquimia uma outra vertente do poder em seus jogos de RPG
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário