quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como evitar erros em aventuras!

Segue algumas dicas para você que pretende narrar aventuras sérias! Alguns truques para não "sujar" a aventura... Aventuras bem mestradas possuem um nível de cuidado e ou preocupação com o que estamos digitando! Preste atenção nas dicas que este material fornecerá e coloque-o em prática nas próximas partidas!
Evitando Erros
Existem alguns erros comuns durante partidas de RPG de mesa pela internet, segue lista:
Erro 0 - Mandar a palavra de espera... 'OK, Blz, Tá...'
Jogador segue os amigos com a lanterna na mão...Mestre: Ok
Mestre: Vocês entram na sala (continua...)
Resposta: Evitar (ok, certo, beleza) essas palavras no meio do jogo!
Erro 1 – Evitar empolgação nos dados
Jogador rolou 1D6 e obteve 6.
Jogador: Ae! Consegui!
Mestre: Vocês atacam o monstro com toda a força até (continua...)
Resposta: Evite também de mensagem em relação aos valores dos dados, pois o que teria que surpreender é o que vai acontecer na partida e não o valor que rolou no dado.
Erro 2 - 'Des-surpresas'
Mestre: Entrando na sala e vê algo estranho...
Jogador: observo de perto
Mestre: uma coisa nojenta e...
Resposta: '... vê algo estranho...' Evite ao máximo isso ou coisas semelhantes, recomendo fazer um suspense! Que seja espontâneo!
Quer dica? 'Entrando em um cômodo sentindo uma brisa gelada... Esta muito escura, pode-se dizer que é um banheiro velho, o local tem um odor horrível, o espelho quebrado e ao fundo a banheira com água...
( Depois que os jogadores entrarem )
 A tal água começa a ser despejada para fora da banheira inundando o piso amarelado e revelando na borda da banheira uma mão pálida, com as veias saltadas e roxas, as unhas sujas e quebradas, talvez umas mão feminina...'
Erro 3 - Mensagens curtas
Mestre: um zumbi
Mestre: sem o braço esquerdo
Mestre: as pernas bambas e calças rasgadas
Jogador: - Eca! - saca a arma e atira no monstro.
Mestre: com os cabelos despenteados
Mestre: seus olhos estão brancos...
Resposta: Enfim, até o mestre descrever o monstro, o jogador já teria tempo de matar o inimigo. Se você quer fazer um jogador sentir o monstro mesmo! Descreva tudo em UMA mensagem.
Erro 4 - NPC sem vida?
Mestre: - Olá amigos
Jogador 1: - Oi - da uma sorriso amarelado, olhando para os lados.
Jogador 2: - Olá senhor - roendo as unhas e tentando decifrar as placas.
Mestre: - Creio que estão perdidos, não?
Jogador 2: - Sim, estamos!  - arregalando os olhos - Pode nos ajudar?!
Mestre: - Oh, claro que sim...
Resposta: Notou algo? Ah sim... NPC apenas fala. NPC que fala demais irrita! Não fique perdendo tempo em falas no JOGO! Ser mais objetivo com os NPC’s! AÇÃO!
Erro 5 - Próximos Cenários
Jogador: - Abri! Consegui!  - abre lentamente e atento.
Mestre: ok, você sai da casa
Mestre: chegam num posto de gasolina
Mestre: entram, e depois entram numa lojinha
Jogador: ...
Resposta: Vixe! O que foi isso! Um corte de 5 minutos de filme?! Volta à fita! Volta! ... Vejamos, o jogador saiu da casa, poxa, se foi pela porta dos fundos, que pelo menos o mestre narre um beco, um jardim, uma varanda... Pra depois narrar o caminho pela rua e finalmente narrar o posto de gasolina!
Outra dica: ' Sabe nas situações em que você cai numa cidade e se sente perdido? É sempre bom você avisar aos jogadores que os personagens têm liberdade de 'escolher o lugar' que preferem ir... Claro, que qualquer um poderia muito bem escolher uma 'LOJA DE ARMAS!'. Calminha... Que tal um obstáculo antes do prêmio?! Pois é, podemos narrar vagamente algumas ruas e PUMPA! Um obstáculo.
Exemplo: ' Vocês seguem as placas nas ruas, sentindo o cheiro de queimado, uma enorme iluminação laranjada vista da rua ao oeste... ' Dai improvisamos algo pra apagar o fogo ou outro caminho a fazer. Isso serve pra você ganhar tempo e 'construir uma loja de arma na mente'.
Erro 6 - Bbzzzz Rhgggg Arghhhhh Crac ????
Mestre: vcs ouvem um bbbzzzzzz
Jogador: (bbzzzz?)
Mestre: barulho elétrico
Mestre: xD
Resposta: Nada mais, nada menos... Descreve o significado de cada som emitido no cenário... Exemplo: ' Vocês vão passando pela floresta escura... Minutos depois vocês escutam um som de um galho quebrando logo a frente 'CRAC', fazendo com que todos vocês parem automaticamente de caminhar...'
Dica: Descrição do som primeiro e depois as palavras 'Crac Bzzz Argh'
Outra dica: Se caso emitir som de passos, descreva a gravidade e a freqüência deles...
Erro 7 - Explicações no meio!
Jogador rolou 1D6 e obteve 2.
Jogador: (Consegui?)
Mestre: Quanto menor melhor, vou te explicar...
Resposta : Não explicar o sistema antes do jogo é um grave erro. Pois, é algo que quebra o clima durante a partida.
Erro 8 – Falta de detalhes
Mestre: ...neste local, contém um painel bem em frente, ao centro da sala, mais a frente contém um córrego por onde passa muita sujeira no qual divide o outro lado da sala que contém alguns sacos de lixo e uma porta.
Jogador: - Deve ser este!  - aperta o botão verde do painel.
Mestre: Um som de ferrugem soa e logo aparece um duto.
Jogador: - Opa - sigo até o objeto que apareceu e analiso.
Mestre: O que você faz?
Resposta: Onde aquele duto apareceu? Bom, se você analisar esse exemplo pode se pensar que o duto apareceu e agora vamos poder passar para o outro lado da sala, sem tocar no córrego! Será?! Pois é, vai depender do mestre, às vezes as mentalidades 'batem' e acaba dando certo... Caso ‘não batem’... Ai vem confusão.
Então é bom explica onde, porque, pra que serve o objeto/evento que ocorreu no cenário!
Erro 9 - ...
Jogador: ...
Mestre: ...
Mestre: e ai?
Resposta: Tedioso não? Se o jogo parar... Não tem problema! Você é o mestre, então mão na massa, demorou pra colocar um som emitindo no cenário e de preferência próximo a um local no qual o personagem deve ir! Não quer um som emitindo? Tudo bem, coloca algum objeto que se move no nada... Alguma coisa que aparece na cena, tais como sombra, um rato, um fogo que se apaga sozinho, se mexe!
Erro 10 - Batalhas com Dados!
Jogador: - Toma seu desgraçado!  - se prepara para o pior, pisando firme no solo.
Mestre: o inimigo se levanta e fica muito bravo
Mestre: teste de esquiva
Jogador rolou 1D6 e obteve 3.
Mestre: você levou um baita corte...
Mestre: sua vez agora
Resposta: Para tudo! Que batalha enxuta! Eu vou dar um exemplo memorável: Que tal substituir a frase 'teste de esquiva' por 'o inimigo vem com a faca na sua direção, então você rapidamente se prepara pra esquivar. Pronto, você terá batalhas perfeitas no seu jogo.
Evitem dados viciados também! Por mais que o sistema exija...
Bons jogos!
Conteúdo do Portal RPG Online

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