segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mouse Guard

Quase todo jogador de RPG já jogou com um personagem que não era humano, seja um vampirolobisomemelfo ou orc, mas você já se imaginou interpretando um RATO? Não, não me refiro a um "homem-rato" e sim a um rato mesmo. Não?
Então está na hora de conhecer Mouse Guard!
Este fantástico cenário de RPG criado por David Petersen e Luke Crane, publicado em 2008 pela editora The Burning Wheel, traz paradigmas novos aos RPGistas de todas as idades mostrando que os antigos clássicos não são a única forma de se jogar grandes aventuras.

David Petersen
Mouse Guard é um jogo baseado em ação e estratégia, onde o jogador interpretará um pequeno e frágil roedor tentando sobreviver a todo custo contra as adversidades do mundo. Parece bem complicado não? Não tanto quando parece quando se pode contar com alguma ajuda... Ele é um cenário de ambientação medieval baseado em uma série de quadrinhos de mesmo nome e autor, publicada atualmente no Brasil pela editora Conrad. Neste cenário no mínimo inusitado, mas certamente inovador o jogador interpretará um rato, mas não um rato qualquer, um Guardião.

Guardião enfrentando um predador sem a menor cerimônia
A Guarda
Em um mundo praticamente tudo o que se move deseja devorar os ratos nada mais altruísta do que a formação de uma resistência. Essa é a Guarda que dá nome ao cenário, um grupo de ratos extremamente bem treinados e organizados em prol de um único objetivo... Proteger e zelar pela paz e prosperidade de todos os ratos.
Para resistir às intempéries do mundo os ratos se organizaram em vilas e cidades, ocultas entre raízes, galhos ou qualquer outra coisa que ofereça uma proteção contra os predadores. Uma dessas cidades cresceu mais que as outras e seus moradores tentaram a todo custo trazer todos os ratos possíveis para viver lá... Sendo isso complicado demais para ser executado, os moradores dessa cidade fizeram uma opção corajosa; a de proteger todos os ratos. Essa cidade era chamada "Lockhaven" e se tornou o quartel general da Guarda, lar dosguardiões, valentes ratinhos incumbidos do dever de proteger as rotas comerciais entre as demais cidades e as fronteiras territoriais, mantendo-as livres de todos os predadores. Tarefa árdua, mas que todos eles aceitam com orgulho!
“Heróis podem se tornar lendas, lendas em mitos e mitos incitam novos heróis.”
Mouse Guard conta com um sistema simples de rolagem de dados que permite sessões ágeis e empolgantes, mas sem perder o detalhamento da narrativa; o sistema se  assemelha ao GURPS utilizando uma parada de dados de 6 lado, mas utilizando o sistema de"contagem de sucessosé o traço mais característico do StoryTeller. O maior foco de Mouse Guard é a interpretação, quase sempre cheia de emoções fortes, demonstrações de caráter e toda a estratégia e trabalho de equipe possível para alcançar sucesso em suas missões.
Tanto o sistema de jogo quando a ficha são amplamente voltados para a interpretação exigindo do jogador mais esforço do que vários sistemas já consagrados.
Guardiões
Apesar das incríveis habilidades de combate que possibilitam cenas de ação e combate extremamente empolgantes, o ponto principal do jogo é a interpretação. Os atributos relacionados ao caráter do personagem disputam meio-a-meio o espaço da ficha com os atributos combativos confirmando o caráter interpretativo bem desenvolvido do sistema. 
Alguns exemplos de atributos interpretativos.
  • Crença: Mostra aquilo que seu personagem acha correto e acredita, ela serve pra mantê-lo no rumo certo em momentos de dúvida.
  • Instinto: Normalmente em oposição à crença está o instinto, ele mostra o que o personagem tem vontade de fazer, mesmo que seja algo que o próprio considere errado.
  • Natureza: Representa o grau de equilíbrio entre a crença e o instinto.
  • Círculos: Grau de influência do personagem, quando maior mas bem relacionado ele será.
As habilidades são voltadas para ações físicas, como “Luta” ou “Cura”, sendo relativamente genéricas e estão intimamente ligadas com a parada de dados do jogador.
Já a natureza é um dos traços mais delicados no personagem, pois representa o quão “animal” ele é, quando mais elevada mais o personagem se comportará como um rato, ganhando inclusive bonificações em certos testes. Quanto mais baixa mais humanizado é o personagem, o que permite pensamentos mais claros e precisos. Manter a natureza em um nível equilibrado é uma das chaves para o sucesso no jogo.
A evolução do personagem é marcada pelo seu “Ranking” na Guarda. Quanto mais experiente for o personagem maior será seu ranking e por conseqüência o grau de dificuldade de suas missões.
Missões
As incumbências da Guarda são muitas, elas visam manter a segurança e o bem estar de todo e qualquer rato não importa onde ele esteja. Essas missões compreendem desde simples entregar de correspondência ou mantimentos até caça a predadores ou busca e destruição de seus ninhos, isso considerando as grandes distâncias a serem percorridas em território hostil e as intempéries do clima diário e das estações do ano.
Um percurso fácil de percorrer no outono pode ser extremamente mortal durante as chuvas de verão e a busca de simples alimentos no inverno pode durar dias! Esses desafios são apenas alguns dos tantos enfrentados pela Guarda, que o faz com honra e comprometimento inabaláveis, tudo para que os menos afortunados possam ter uma chance de viver suas vidas.
Não importa contra o que você luta, mas pelo que você luta.

Um cenário com uma proposta inovadora voltado para a interpretação onde a honra e a coragem valem muito, onde os maiores obstáculos são enfrentados diariamente e superados com esforço e cooperação. Um cenário para quem não tem medo de ousar. Esse é Mouse Guard. Se você se sente preparado para um jogo completamente hostil onde suas verdadeiras capacidades serão postas a prova então esse cenário é ideal para você!
Recentemente foi anunciado o lançamento do Deluxe Box do sistema contendo vários acessórios além do livro básico e correm boatosde haver planos para um filme.

Box, Dados e Cartas de jogo 

Mouse Guard RPG já ganhou várias premiações no exterior mas apesar disso continua sem uma versão oficial traduzida até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário