quinta-feira, 3 de março de 2011

Kenjutsus

“Há silêncio…Calmaria do entardecer…..Vento soprando e sussurrando de leve..Ondas quebrando contras as rochas da arrebentação..Estes são sons suaves totalmente ignorados por ouvidos que esperam captar mais do que o homem comum pode perceber!? Distinguir a menor variação dos sons ambientes é o objetivo!?
Não! É o caminho! O caminho para aqueles que desejam alcançar a maestria!Eu ainda ouço apenas o silêncio do ambiente! Preciso parar de pensar nessas coisas! Preciso abstrair-me conscientemente para um nível inconsciente de sensibilidade e percepção!
Sim…concentre-se! concentre-se! Parece que é verdade!!! Meu sensei estava certo!!
Se eu me concentrar e me tornar um só com minha espada…Um só com o ambiente! Não existe eu, não existe espada, não existe o chão nem coisa alguma. Existe apenas o oponente! Sim! Neste estágio ninguém pode ser tratado como um oponente…verdade! Se eu conseguir esta concentração em batalha, Todos serão como….como… como esta indefesa andorinhaaaaaaaaa!!!!!!!!”
SLASH!!!!!!!!!!!!
Memórias dos dias de treinamento de Sasaki Yahiko
Quando criamos um personagem, principalmente um samurai que viverá pela espada, nós podemos desenvolver o perfil do personagem a partir de seu Kenjutsu ou técnica de luta. Existiram mais de 500 Kenjutsus simultanemante pelo Japão feudal!
Em termos de mecânica de jogo o que diferencia um Kenjutsu de outro? Absolutamente nada! Se não usarmos as regras apresentadas no artigo Estilos de luta especiais os estilos serão meramente um pacote de feitos na ficha de personagem 
Uma coisa que pode dar vida aos  e trazer mais o clima oriental para a mesa de jogo são os diferentes estilos de Kenjutsus. Detalhar o seu estilo, descrever as posições, os golpes, o katar, as origens e a filosofia do estilo são pequenas coisas que podem embelezar o seu personagem e diferenciá-lo daquele jogador que apenas diz “eu ataco ele com minha espada!”.
Detalhar kenjutsu pode render até ganchos para ! Rixas entre dojos; campeonatos ou torneios para testar qual a arte suprema, Kenjutsus perdidos ou secretos e muito mais! É totalmente aconselhavel que o mestre crie estilos e deixe seus jogadores criarem também!
O texto no inicio do artigo são as lembranças de Sasaki Yahiko, um dos  de Tokugawa no Densetsu. Neste momento ele estava se lembrando de quando conseguiu unir o estilo lendário Tsubame Gaeshi com uma aprimorada técnica de Iaijutsu defensivo, formando assim o esboço do que virá a ser o seu próprio Kenjutsu.
Sasaki Yahiko utiliza uma postura totalmente defensiva com a espada na bainha. Mantém esta postura até o momento em que é atacado. Neste momento saca a espada e bloqueia o golpe inimigo de baixo para cima utilizando-se da agilidade do Iaijutsu e então rapidamente gira a espada para baixo e aplica um golpe preciso de cima para baixo aplicando todo o refinamento e precisão do estilo Tsubame Gaeshi. Este é um novo estilo baseado em defesa e contra-golpes quase impenetrável.
Eu criei este novo estilo como uma resposta à agressividade com que Sasaki Kojiro foi derrotado na lendária luta contra Myamoto Musashi.  Eu fiz uma técnica tão letal como Tsubame Gaeshi original, mas que espera até o último segundo para atacar. Um estilo “pacífico” focado em defesa e que faz o estudante crer que sua espada é realmente a sua vida.
Em termos de mecânica de jogo, nada é mudado (a não ser que se utilize as regras de Estilos de luta especiais), mas no quisito desenvolvimento de cenário, quanta diferença! O personagem será visto de forma especial! Ele lutará de forma intrigante, com uma postura diferente com pontos fracos e fortes distintos.
Espero que este post incentive você a desenvolver o lado combativo do seu personagem para além das meras anotações de bônus de ataque e dano numa ficha de papel!
Segue abaixo algumas informações que catei no Wikkipédia sobre Iaijutsu e  o Kenjutsu Tsubame Gaeshi (rasante da andorinha), duas referências para eu criar um novo estilo para Sasaki Yahiko.
Iaijutsu
O Iaijutsu é a arte de desembainhar a katana contra um oponente imaginário de uma forma rápida, precisa e eficiente. Originalmente, era uma prática essencial da qual podia depender a vida do samurai. Simboliza a essência da perfeição nas artes marciais, pela sua simplicidade, precisão e poder.

A sua prática demanda muita concentração, presença de espírito e equilíbrio que são desenvolvidos ao longo dos treinos. As sequências realizadas no Iaijutsu podem ser divididas em quatro fases: Nukitsuke, Kiritsuke, Tiburi e Noto. Contudo esta divisão faz-se notar de maneira subtil em que a correta execução dos movimentos forma um ciclo fechado e harmonioso de desembainhar, golpear, limpar o sangue da lâmina e embainhar a espada novamente.
Tsubame Gaeshi – KenjutsuDurante o século XVII existiu um poderoso samurai chamado Sasaki Kojiro, ele foi o maior rival do aclamado Musashi. É dito que Kojirō estudara o estilo de espada Chujo-ryu e usava uma nodachi (espada de lâmina reta mais longa que a katana) na qual ele ganhou excelência.
Sasaki Kojiro mais tarde se aperfeiçoou nas habilidades com nodachi, e utilizava uma que ele chamava de “A Varal” como sua arma principal, à qual ele carregava às costas para seu treinamento no caminho da espada. Sasaki Kojiro ainda desenvolveu um estilo próprio, o estilo Tsubame Gaeshi (Rasante da Andorinha), diz-se que seu estilo era capaz de “cortar” uma andorinha em pleno vôo.
 VIA PARAGORNS(www.paragorns.com.br)
Felipe leandro ( PEP )
site: www.rpgoriental.blogspot.com

Envolvido numa campanha de  ambientada em  oriental

Nenhum comentário:

Postar um comentário