A maioria das aventuras de D&D acontecem em locais ermos ou indômitos do mundo. Afinal, é lá que os monstros vivem. Se o seu objetivo é destruir monstros poderosos e pilhar seus tesouros, então você pode esperar viajar para lugares distantes. Afinal de contas, quantos dragões anciões você ouviu que vivem confortavelmente numa casa de dois andares no distrito mercante de sua cidade?
Texto original: Benefits to Adventuring in the City
Postado em: 07 de janeiro de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master
Postado em: 07 de janeiro de 2010
Autor: Ameron
Site: Dungeon’s Master
Cenários urbanos em D&D tendem a ser lugares onde os personagens vão quando a aventura termina. É difícil aventurar-se nas cidades uma vez que o combate nas ruas é normalmente censurado na maioria das áreas urbanas civilizadas. Se você está acostumado a matar todos com os quais vocês lutam e então agridem, além de não cumprir as ordens das autoridades locais quando eles vêem para apartar uma briga de bar pode ser uma mudança relutante no ritmo de muitos jogadores e seus personagens. Quem gostaria de jogar uma campanha baseada em cidades? Isso depende do tipo de personagem que você quer.
Alguns personagens são projetados para matar monstros. De fato, eu penso que é seguro dizer que a maioria dos jogadores tentam criar personagens que são excepcionais em combate. Todo poder, talento ou item que melhora suas chances de ganhar uma luta e matar monstros mais rápido é tudo que eles querem. É tudo sobre acertar e freqüentemente causar a maior quantidade de dano. Mas e sobre os personagens que não tem interesse em combate? Estes são os personagens que focam numa caixa no canto inferior esquerdo da ficha de personagem chamada Perícias.
Personagens que focam em suas perícias ao invés de seus números de combate são muito menos propensos a aventurar-se no subterrâneo em busca do covil de dragões. Estes personagens são mais confortáveis em cenários urbanos e sociais onde eles podem colocar suas perícias excepcionais em uso. É esse tipo de personagem, os bons em perícias e nem tanto em combate, que são mais propensos a participar de campanhas baseadas em cidades.
Do ponto de vista dos personagens existem muitos benefícios em permanecer em um local por um longo período de tempo. Jogadores criativos podem descobrir que algumas tarefas ficam muito mais fáceis quando se passa um longo período de tempo num único local. Com a descrição do mestre, os personagens podem receber bônus por serem familiares com os arredores. Aqui estão apresentados alguns exemplos:
Se você precisa de um lugar para esconder-se, uma cama para dormir ou uma comida quentinha, você sabe que pode contar com seus vizinhos para ajudá-lo. Numa emergência real você pode até ser capaz de pegar dinheiro ou equipamentos emprestados.
Bônus drasticamente diferentes serão aplicados dependendo se você tem uma reputação positiva ou negativa. Veja Reputation (part 2) eReputation (part 3) para mais informações de como incorporar reputação em sua campanha.
Os benefícios descritos acima são apenas uns poucos de muitos outros exemplos. Depende dosjogadores serem criativos e ao mestre dizer sim. Para um grupo realmente bom com perícias, uma campanha social lhes dará muitas oportunidades de usar suas perícias. Colocar Diplomacia, Religião e Ladinagem em uso e ganhar experiência no processo é tão satisfatório para personagens sociais, quanto personagens assassinos gostam de matar e pilhar. Mestres, mantenham esse tipo de aventura em mente como uma forma de encorajar os jogadores e cultivar suas perícias. Ejogadores, não negligenciem poderes, talentos e itens que conferem bônus em perícias.
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